segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Guia de redes sociais para empresas!

Por Diego Ivo do primeiro lugar em 05/04/201



Que as redes sociais estão em voga, no Brasil e no mundo, não precisa nem falar. Mas o que ninguém sabe ao certo é como uma empresa deve estar presente, sejam as pequenas ou as grandes empresas. Qual a forma correta de usar uma rede social?

Não há receita de bolo para as mídias sociais e o mais fácil é saber o que não deve ser feito, o que também exploraremos ao longo deste artigo. Estamos frente a um evento que modifica e modificará mais ainda a forma de se relacionar.

Por isso, saem na frente as empresas que sabem lidar e se relacionar, empresas que aceitam o risco de estarem abertas para seus clientes. Rede social, afinal de contas, é conversar francamente com clientes.

A importância das redes sociais
Para se ter uma ideia, há pouco tempo durante uma semana o Facebook ultrapassou o Google como site mais acessado nos EUA. E a tendência é que, em breve, torne-se o site mais acessado.

Isso porque as redes sociais imitam a vida, afinal são um lugar onde as pessoas podem ser mais livres, se expressar e ter amigos – virtuais ou não. Mas para os empresários a pergunta que fica é: “como minha empresa deve estar presente nas mídias sociais?”. Vamos com calma e exploremos toda a complexidade que há nas mídias sociais.

Por que sua empresa deve estar em redes sociais
Sua empresa pode estar sendo falada, em algum canto da Internet, neste instante. Você saiba ou não. Se falam bem, melhor. Mas mesmo que falem mal, critiquem, etc. uma empresa precisa estar preparada para lidar com as críticas mais do que com os elogios. Afinal, é com a crítica que se cresce. E que o elogio seja o combustível para que se continue a melhorar a cada dia.

As redes sociais permitem comunicação interpessoal e também entre pessoa/empresa. Mas esta última deve se dar de forma pessoal, não massiva e, portanto, pessoal. Com olhos e ouvidos atentos para seu cliente.

Quando há sucesso nessa comunicação, sua empresa terá criado uma relação muito valiosa com seus clientes, que tange a amizade. Mas o que é uma empresa amiga de seus clientes nas redes sociais (isto é, fora do discurso marqueteiro)?

Interagir com pessoas, não com máquinas
Ao dar voz ao cliente você criará uma relação de confiança e fidelizará o cliente, desde que sua empresa tenha esses valores. Uma empresa que é arrogante no mundo real, também será arrogante no mundo virtual. Portanto, se for o caso, esteja preparado para mudar valores – e de forma verdadeira. Do contrário, uma rede social pode se virar contra você.

O cliente quer ser ouvido, e a empresa que lhe der ouvidos e voz ganhará fãs. Obviamente não é um processo simples, que tenha um passo a passo a ser seguido. Nas redes sociais, na verdade, o passo a passo é descobrir a melhor forma de se relacionar com seus clientes. Arriscando, testando possibilidade, sempre com sobriedade e consciência.

A vontade de interagir vem de todos os cantos, é uma necessidade humana: queremos interagir com os conhecidos, com os desconhecidos e, por que não?, com marcas das quais somos ou podemos nos tornar clientes. As marcas, cada vez mais, entrarão em nossas vidas até chegar um ponto que se torne completamente natural.

Aí entra a questão de sua empresa nisso tudo, que em redes sociais passa a ganhar a personalidade. A marca moderna tem sua persona. E essa persona tem de vir de dentro da empresa, porque uma imagem falsa cedo ou tarde acabará por se revelar, como disse.

O consumidor está cada vez mais inteligente e não aguenta marketing com cara de marquetês. Meu caro, não adianta mais fazer aquela coisa invasiva, repetitiva, com aquele marquetês insuportável (do tipo “pague dois e leve um”!). Dê liberdade ao seu cliente e ele gostará de sua empresa. Converse com seu cliente, como amigo, ajudando-o e não colocando-o num castelo kafkiano.

A importância do ‘pessoal’ no novo marketing
Vamos a um exemplo prático. Em pesquisa de opinião na Inglaterra, certa agência de publicidade quis saber o feedback do telespectador em relação a determinados comerciais televisivos. Havia anúncios criados por usuários e outros pela própria agência. Não é que os telespectadores aprovaram muito mais campanhas publicitárias “caseiras”, feita por fãs de marcas, do que as tradicionais e desenvolvidas por agências?

Não é que seja o fim da agência de publicidade, é claro, mas sim que a voz do usuário procura algo que o marketing tradicional ainda não oferece. O cliente, hoje, quer ouvir a voz do cliente – porque falam a mesma língua, porque é o seu igual, porque é voz humana. Então, ofereça ao seu cliente uma voz em sintonia com a do cliente – e não discursos pré-fabricados.

Começando em redes sociais
É um grande engano achar que simplesmente ao se cadastrar em uma rede social choverão pessoas seguindo o seu perfil e, maior ilusão ainda, rios de dinheiro. Ao contrário, é bem mais difícil do que se imagina – ainda mais dependendo do mercado em que a empresa atua. Um grande erro de empresas em mídias sociais é não interagir, falar sozinho e não fornecer conteúdo relevante.

Coloque-se no lugar de seu cliente: você acompanharia a sua empresa no Twitter ou Facebook? O que faria você seguir com interesse sua empresa em redes sociais? O que interessa a você que também pode interessar a um potencial cliente?

Respondendo a essas perguntas-chave, sempre dando prioridade à qualidade da informação, à transparência na comunicação e estando sempre disponível, sua empresa se mostra preparada para as mídias sociais. Agora, vamos dar exemplos simples para sua empresa estar em redes sociais.

Veja sobre: Blogs Corporativos | Twitter | FaceBook | Formspring.me

Conclusão
Sem dúvida, este post ficou bastante longo – e olha que não exploramos profundamente nenhuma das redes sociais. E na verdade, a intenção era fazer um panorama geral e poder apresentar de forma simples modos básicos de usar as redes sociais que ao nosso ver são as mais interessantes de uma empresa ter hoje. Não menos importante, tentei mostrar o que não deve ser feito.

As redes sociais devem ser usadas para criar interação com clientes e potenciais clientes, tanto que eu digo sem a menor dúvida que é melhor não usar do que usar mal. Entretanto, é indispensável que sua empresa esteja preparada para a revolução que tem acontecido na web e torne-se uma marca presente na vida do cliente, trazendo-lhe conteúdo relevante e permitindo que ele possa se comunicar. Só as mídias sociais permitem isso, e cedo ou tarde você precisará estar nelas.

A principal lição que se deve tirar é do mau uso corporativo de redes sociais: não seja uma empresa chata e invasiva, seja discreto e relevante quando tuitar e se comunicar de maneira geral nas redes sociais. Os blogs corporativos, reitera-se, mostram cada vez mais a sua força e se afirmam como parte fundamental das estratégias que uma empresa deve ter em redes sociais.

Original em Primeiro Lugar

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