segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Blogs corporativos

Em minha opinião, o blog é a chave de tudo. Não é à toa que a Agência Interative mantém este blog corporativo. Embora não seja exatamente uma rede social e esteja mais paramídia social, um blog corporativo é parte fundamental de estratégias em redes sociais.

O blog não é como um jornal ou uma página institucional, e menos ainda coisa adolescente. Um blog tem opinião, tem liberdade de transitar entre assuntos e temas relevantes, não tem pauta obrigatória. Em um blog corporativo a sua empresa pode mostrar que tem conteúdo e pode falar com autoridade de tópicos relacionados ao seu negócio. E o mais importante, comunicar-se.

Um blog corporativo abrirá um canal de comunicação interssantíssimo com seus clientes e que se dará sobretudo nos comentários. Oras, não raro os comentários de um post (artigo de um blog) são mais ou tão importantes quanto o próprio post, porque neles o leitor pode dar sua opinião, apresentar novos pontos de vista, etc.

Verifiquei, em estudos internos, que um lead gerado através de um post de blog pode ser mais interessante até mesmo do que aqueles gerados através do Marketing de busca. Ou mesmo no caso de tráfego gerado através de sites de busca, quando um visitante lê o blog corporativo antes de entrar em contato revela-se um potencial cliente muito mais interessante.

Trata-se de um fato simplesmente lógico: o blog filtra o cliente menos relevante e potencializa aquele que já estava interessado em seu produto, porque sua empresa mostra autoridade no assunto e clientes querem comprar de quem oferece melhor relação custo/benefício.

Também pense no blog corporativo de sua empresa como uma seção onde você poderá atrair as visitas de outras redes sociais, como Facebook e Twitter. Nestes casos, ao indicar um link em uma dessas redes sociais, nada melhor do que o conteúdo relevante esteja em seu próprio site. Assim, seu blog torna-se um catalizador de clientes. Mas não que haja mal em indicar sites de terceiros, desde que você confie – ou mesmo uma página institucional, desde que relevante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário