segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O momento certo de trocar de emprego


Empresas vêem o cenário atual como uma oportunidade para contratar profissionais por salários menores. Assim, os profissionais que querem trocar de emprego para buscar uma melhor remuneração devem esperar alguns meses, até a completa retomada do crescimento da economia


Cerca de 25% dos profissionais de TI atualmente empregados estão insatisfeitos com seus trabalhos. De acordo com levantamento global feito pela Computerworld dos Estados Unidos – e que ouviu funcionários desde o nível operacional até o patamar de gestão. O principal motivo para tanto descontentamento é a questão salarial. Na prática, isso significa que a maioria deles mudaria de emprego se recebesse propostas para atuar em outra companhia por uma remuneração melhor.

A constatação não é, necessariamente, uma surpresa, se levada em conta as reduções de benefícios, bônus e até salários de colaboradores de todos os segmentos durante a crise. A questão é: se um executivo está insatisfeito com as condições nas quais trabalha, ele deve buscar a recolocação profissional imediatamente ou tentar (mesmo que seja difícil) suportar a situação atual por mais alguns meses e esperar a completa retomada da economia para buscar a recolocação?

Mesmo que pareça simples, a resposta a tal questão é bastante complexa. Antes de discuti-la, no entanto, é preciso estabelecer alguns requisitos do que seria considerada uma proposta de trabalho plausível. Na prática, ela precisa agradar o profissional, aproveitar seus conhecimentos e experiências, bem como deve contemplar uma cultura organização que agrade o candidato.

Para a diretora da companhia norte-americana de recrutamento de executivos Stanton Chase International´s, Nancy Keene, antes de avaliar uma proposta, os profissionais devem pensar na possibilidade de esperar pelo menos três meses e, com a economia a todo vapor, tentar buscar vagas nas quais possam ser melhor remunerados.

Isso porque, segundo ela, as organizações reduziram seus pisos salariais como forma de reduzir custos. “Empresas vêem o cenário atual como uma grande oportunidade de contratar profissionais com menores salários”, diz a especialista, que complementa: A maior parte das companhias espera aumentar o quadro de funcionários, mas por valores 10% a 15% mais baixos do que os praticados antes da crise.”

Portanto, se o objetivo de uma possível mudança de emprego for a busca por uma remuneração mais alta, talvez seja melhor esperar o aquecimento completo da economia para iniciar um novo desafio profissional. Já se a verdadeira razão da troca de trabalho for uma insatisfação geral, é bom mesmo acelerar os contatos e correr atrás de oportunidades.

Original em UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário