quinta-feira, 18 de março de 2010

Google TV: 5 perguntas quentes

Continua a busca a Google em tentar dominar o Mundo!

Esta rolando que Google, Intel e Sony estariam se unindo para produzir uma plataforma de conteúdo para Web chamada “Google TV”. A nova plataforma, segundo informações, estará disponível como um ‘decodificador’ ou como parte de uma ‘Web-TV’. Google TV seria baseado no sistema operacional móvel da Google (Android) e incluiria também uma versão do navegador Chrome para usar os aplicativos da Web como o Twitter ou o Picasa (da Google) a partilha de fotografias online e serviço de armazenamento, segundo o “The New York Times”.

A idéia por trás do Google TV, é criar aplicativos que tornam o uso da Web na sua televisão tão fácil como mudar o canal. Google espera encorajar desenvolvedores de terceiros para criar aplicações para o Google TV, com o mesmo entusiasmo que eles tiveram para a criação de aplicativos do Android smartphone. Nos próximos meses, o Google irá fornecer um kit de ferramentas de desenvolvimento de aplicativos para TV do Google, a intenção é ver produtos relacionados para o Google TV o mais rápido possível, o mais cedo é esse ano, ou como dizem os americanos: até o próximo verão. Não está claro como esses aplicativos serão distribuídos, mas, presumivelmente, o Google vai oferecer algum tipo de mercado online como faz para Android smartphones.

Supremacia do dispositivo na sala de estar é uma espécie de Santo Graal para as empresas de tecnologia. Há muitos ‘decodificadores’ no mercado hoje que pode fazer fluxo de vídeo online YouTube, alugar conteúdo de vídeo de prémios, e navegar na Web, tais como as três principais consolas de jogos (Xbox 360, PlayStation 3 e Wii), gravadores de vídeo digital TiVo , Apple TV, e o conjunto Roku-top box.

No entanto, nenhum desses produtos tem sido capazes de obter uma base de usuários significativa o suficiente para ser declarado o dispositivo preferido da sala de estar, onde você pode ver o seu conteúdo, on-line e físicas, em um só lugar. O Google será capaz de ir além do que seus concorrentes, e dominar a sala de estar com aparelhos de TV do Google? Talvez, mas existem várias perguntas do ar sobre o Google TV.

Site da reportagem existem um diálogo sobre 5 perguntas quentes sobre Google TV:

Google TV é realmente uma plataforma ou um produto?

Desde que o Google está fazendo parceria com a Sony, pode-se supor que o primeiro aparelho de TV do Google - decodificadores e televisores serão provenientes da Sony. Mas Google TV terá uma característica exclusiva dos produtos da Sony, ou vamos também ver o Google TV capacidade de outros grandes fabricantes como LG, Samsung e Panasonic?

Como viável é a navegação na Web na sala de estar?

Decodificadores que usam jogos de vídeo, permite ver vídeos, ver ‘slideshows’ de fotos e ouvir música são as grandes idéias, mas sobre o resto do site? O fato é que o conteúdo da Web é um texto pesado com um grande número de blogs, sites de notícias e redes sociais, que visitam as pessoas em uma base diária.

Mas você tende a sentar-se muito a poucos metros para trás da televisão na sua sala, o que torna mais difícil e menos confortável para ler o texto. Então, como é provável que você vai querer usar a sua televisão para o Twitter ou chats e mensagens instantâneas? Houve muitos experimentos fracassados que tentaram trazer a Web para sua sala de TV.

Uma possível solução seria a capacidade de tomar o seu iPhone, Nexus One, ou mesmo IPAD e transformá-lo em uma ‘visão remota’. Imagine olhar para uma página da Web em seu dispositivo móvel e, em seguida, ter seu aparelho de navegação refletida em sua televisão? Dessa forma, você pode facilmente ler uma notícia sobre a tela em sua mão, e em seguida, exibição de vídeo que acompanha a notícia na TV. Agora que seria uma combinação assassina.

Será que vai ter ‘Netflix’ dentro?

OBS.: A Netflix é uma empresa norte-americana que entrega filmes pelo correio. A empresa foi criada em 1997. O seu porta-voz se chama Steve Swasey. O sistema de entrega funciona quando o cliente pede um filme pela internet, recebem os filmes em casa no máximo em 1 dia e podem ficar o tempo que quiserem, mas para pedir outros filme tem que devolver o outro.

Dispositivos Netflix é um grande negócio nos dias de hoje, você já pode começar com Netflix televisores capazes e decodificadores de grandes fabricantes como LG, Panasonic, Sony, Samsung e Vizio. Netflix pode construir a sua própria aplicação para o Google TV usando o toolkit relatado, mas provavelmente a Netflix prefira que o seu serviço fosse um recurso integrado para os dispositivos de sala, à vez de ser apenas outra aplicação que poderia se transformar em um mercado lotado da TV do Google.

Will Google TV tem Bluetooth?

Google, Sony, e a Intel Logitech teriam aproveitado para desenvolver dispositivos periféricos para TV do Google, como um controle remoto com um pequeno teclado. Não está claro ainda como o dispositivo Logitech irá se conectar com o decodificador, Bluetooth, mas parece fazer mais sentido.

Como será o trabalho de publicidade da Google TV?

The New York Times relata que a maior motivação para o desenvolvimento do Google Google TV é "garantir que a sua ... pesquisa e sistemas de publicidade, desempenham um papel central." Isso significa que nós vamos ver apenas o regular na Web do Google, baseado em publicidade? Ou será que os anúncios do Google serão empurrados para aplicativos do Google TV e possivelmente até mesmo os regulares a navegação na Web? Já existe um monte de publicidade intrusiva na televisão e na Internet, o Google TV deixar essa situação melhor ou pior?

O que você acha de colocar o Google em sua sala? Este vai ser uma vitória para o Google ou apenas uma experiência fracassada que tenta trazer a Web para a sua TV?

Original em: pcworld

Nenhum comentário:

Postar um comentário