terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O Twitter é a cara do futuro

Instantaneidade, colaboração e customização. Podemos resumir assim a cara do futuro. E nada melhor que o Twitter para exemplificar como os três conceitos juntos funcionam muito bem!

Instantaneidade
Com a otimização de processos, encurtamos prazos e aproveitamos o tempo ganho para preenchê-lo com outras atividades, projetos e trabalhos. Com isso, convivemos e nos acostumamos com a idéia de que não temos mais tempo para esperas e que tudo deve ser muito rápido.

Através dessa mudança no dia-a-dia do homem é que o Twitter conquistou adeptos, atingindo assim grande sucesso entre as mídias sociais. Tal sucesso provocado pelo encontro das possibilidades do Twitter com nossa necessidade atual: agilidade no acesso à informação.

No Twitter a informação pode vir como atualização de perfis, que variam dos corporativos aos de amigos. Dependendo de quem segue, você recebe notícias, atualizações de blogs, dicas, comentários e o que nossos amigos estão fazendo e pensando.

"(?) como o Twitter é uma mistura de mini e-mail, microblog e rede social, foi rapidamente descoberto por blogueiros e jornalistas, que começaram a usá-lo para atualizações freqüentes de informações, como links e fotos, no conceito chamado de microblogging" . (Cláudio Torres, em A bíblia do marketing Digital)

A informação multiplica-se pela facilidade em escrever e bolar algo para um espaço curto e restrito a 140 caracteres. A informação curta facilita a leitura. Rapidamente conseguimos ler o que cada perfil da nossa lista está escrevendo, pensando ou noticiando. Puro processo de usabilidade. Afinal, aprendemos com as convenções que, como títulos e letterings em jornais, por exemplo, encontramos mais facilmente aquilo que desejamos ler, por saber que são resumos.

O espaço curto também auxilia na redução de tempo para se escrever algo. Um texto maior, contendo detalhes do assunto, que por padrão encontramos em portais e blogs, logicamente aumenta o tempo de divulgação da informação. Já o Twitter, em seus 140 caracteres, permite que se solte rapidamente uma frase que resuma o ocorrido.

Colaboração
A necessidade de difundir uma informação, seja ela em primeira mão ou não, também auxiliou no crescimento e sucesso do Twitter. O homem naturalmente tem a necessidade de participar, de colaborar e trocar informações.

"Entender como a web funciona, e assim entender como inserir sua empresa neste novo mundo, passa por entender como as pessoas colaboram com a criação e a recriação da informação. Não é à toa que alguns sites como MySpace, Facebook, Orkut e vários outros apostam no conceito de comunidade virtual - as pessoas precisam estar em contato umas com as outras, e pela internet isto é potencializado. Afinal, segundo Aristóteles, o homem é um animal social e político", Conrado Adolpho, em Google Marketing.

A internet já é, por si só, uma grande aliada da disseminação da informação, e o blog é um excelente exemplo de ferramenta que cresceu com a colaboração de pessoas dispostas a gastar, ao menos um pouco do seu tempo, para compartilhar informações, opinar e discutir.

No Twitter, basta uma câmera na mão, um PC conectado à internet e um bom motivo para que você facilmente espalhe seu micropost, fomentando assim o famoso jornalismo colaborativo.

"A geração digital se comporta de forma muito mais critica e opinativa. Hoje cerca de 50 a 100 milhões de blogueiros que se comunicam pela internet, expressando idéias e experiências com produtos e compartilhando informações sobre empresas e negócios. (?) O consumidor virou mídia" André Telles, em Geração Digital.

Customização
Na web há uma tendência à customização, uma vez que o usuário é que tem total poder de o que ele quer ver e receber, ou seja, por onde ele quer navegar. Com o Twitter não é diferente. O usuário escolhe os perfis que quer seguir, para que assim receba informações personalizadas de acordo com aquilo que escolheu.

"No Twitter você pode encontrar perfis de pessoas que falam constantemente o que estão fazendo, serviços de notícias e informações de agências de notícias e tuits de blogueiros que reproduzem pequenos trechos de seus posts, além de comunidades que divulgam informações sobre suas causas". Cláudio Torres, em A bíblia do marketing digital.

Bem diferente da cultura de massa, a customização é a tendência que está presente na internet. Toda ferramenta ou produto que podem ser customizados recebem uma grande vantagem em relação a outros produtos/ferramentas justamente porque os consumidores não querem receber mais aquilo que todos recebem.

A customização é um dos pontos essenciais para que se atinja a valorização ideal para os produtos/serviços. Se a ferramenta customizada torna-se a cara do usuário (ou seja, no Twitter escolhendo aquilo que quer receber), certamente ele retornará e fomentará a tal ferramenta.

Para finalizar, deixo uma frase que fecha muito bem os conceitos abordados neste texto:

"Essa conversa mundial em tempo real muda tudo porque criou-se um imenso boca-a-boca global sobre absolutamente qualquer assunto. Você sabe o que as pessoas pensam em tempo real sobre políticos, um produto, uma marca, etc. As opiniões estão lá, são transparentes, e afetam a forma de se fazer marketing e entretenimento". Loic Le Meur, criador do site Seesmic.com (fonte: estadão.com.br)

Original em UOL

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